RELATÓRIO DESCRITIVO
PERÍODO:
FEVEREIRO A JUNHO DO ANO DE 2012
ALUNO:
… … … … … … … … … … …. ….. ….. ….. ..
PROFESSOR
(a): NATÁLIA MUNIZ DO NASCIMENTO
ATENDIMENTO:
SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
Aspecto
sócio emocional
Demonstra
sempre ser uma criança alegre, prestativa e carinhosa, mas durante o
semestre teve apresentado insegurança no atendimento com
resistência em conduzir as atividades, sendo necessário a
intervenção do professor, mas foi apenas uma fase, que logo
passou.
Nos
momentos de realização das atividades em grupo o aluno é bem
participativo:
- Apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores;
- A criança manifesta bons hábitos de higiene.;
- Apresenta pontualidade nas tarefas de casa;
Aspectos
psicomotor
Apresenta
dificuldade no equilíbrio corporal e na fala, mas já é notório a
evolução nos processos de coordenação, nas habilidade que
desenvolvem em atividade motoras fina, traçando e recortando com
mais agilidade.
Participa
ativamente das brincadeiras proposta, desenvolvendo sua coordenação
motora grossa.
Aspecto
cognitivo (aprendizagem)
Em língua
portuguesa a criança tá tendo um bom desenvolvimento nas
habilidades de leitura, conseguindo ler palavrinhas com duas sílabas
e escrever (Que já foram estudada durante o período).
Na expressão
oral, a criança só expõe suas ideias mediante a solicitação da
professora, mas consegue organizar informações para expor com
coerência.
Na
matemática, teve agilidade para conseguir decodificar os números, e
mediante a evolução começou então a desenvolver habilidade na
operação de adição.
Trabalho
realizado pela escola referente a dificuldade da criança
A professora
conversou com a psicóloga educacional do município sobre as
dificuldades que a criança estava tendo, (pois teve um período que
a criança demostrava desinteresse sobre qualquer atividade proposta
e quando o professor tentava conversar a criança simplesmente
chorava). Essa criança teve um atendimento com a psicologa e foi
sugerido o professor/família trabalhassem a questão da autonomia
com a criança através do desenvolvimento de atividades que a
propicie em momentos de exercício dessa habilidade e manter o
diálogo.
Na sala de
aula a professora procurou trabalhar através de conversas sobre a
importância do diálogo, sempre levando assunto da realidade do
aluno (interpretando imagens e comparando com o cotidiano do aluno. A
criança tem apresentado melhoras no desenvolvimento, sendo mais
participativo mesmo sem a intervenção da professora.
Com relação
a dicção do educando, está sendo feito o processo de
encaminhamento para o atendimento com a fonoaudióloga.
Aspectos
relacionados ao acompanhamento familiar
A
criança tem apresentado um ótimo acompanhamento.
A família e
escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Recomendações
a serem seguidas no próximo período
É
importante que treine diariamente a leitura e a escrita, para quando
construir frases e textos pequenos possa organizar melhor as ideias
para escrever de forma correta. A prática dessas habilidades
desperta o interesse e a atenção da criança, desenvolvendo a
imaginação, a criatividade, a expressão das ideias e o prazer pela
leitura e a escrita.
Exercitar
a adição (de acordo com o que vem sendo abordado), para que no
próximo semestre a criança continue avançando.
Algumas
dicas importantes para a realização do dever de casa
Estimular
sim, executar não
- Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim
demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo, dando
algumas explicações com boa vontade e paciência.
Estipular
um horário - É
importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo
horário, para que se possa criar hábitos de estudo.
Local
apropriado –
Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório.
Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão
ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer
outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.
Pensamento
positivo - Fique
atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de
casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda
não acabou a lição? “tente participar: “prendeu algo novo na
escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“. Se
demonstrar pressa ou aflição em se livrar da tarefa, a criança
vai acreditar que estudar não é bom.
Quando
os pais trabalham fora - Para
suprir a ausência no momento do dever certifique-se, antes de sair,
de que seu filho dispõe de todo o material necessário para cumprir
a lição do dia. O ideal é que os adultos reservem um tempinho
para se informar sobre o dever passado, assegurando-se de que a
criança não tenha dúvida.
obs: O mês de junho vai ser revisado o que foi trabalhado nesse primeiro periodo. sendo assim se ouver algumas considerações importantes vai ser colocado no relatorio.
obs: O mês de junho vai ser revisado o que foi trabalhado nesse primeiro periodo. sendo assim se ouver algumas considerações importantes vai ser colocado no relatorio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário