ALFABETO

25 de mai. de 2012

COMO AVALIAR SEU ALUNO COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA


RELATÓRIO DESCRITIVO



PERÍODO: FEVEREIRO A JUNHO DO ANO DE 2012
ALUNO: … … … … … … … … … … …. ….. ….. ….. ..
PROFESSOR (a): NATÁLIA MUNIZ DO NASCIMENTO
ATENDIMENTO: SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL

Aspecto sócio emocional

Demonstra sempre ser uma criança alegre, prestativa e carinhosa, mas durante o semestre teve apresentado insegurança no atendimento com resistência em conduzir as atividades, sendo necessário a intervenção do professor, mas foi apenas uma fase, que logo passou.
Nos momentos de realização das atividades em grupo o aluno é bem participativo:
  • Apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores;
  • A criança manifesta bons hábitos de higiene.;
  • Apresenta pontualidade nas tarefas de casa;
Aspectos psicomotor

Apresenta dificuldade no equilíbrio corporal e na fala, mas já é notório a evolução nos processos de coordenação, nas habilidade que desenvolvem em atividade motoras fina, traçando e recortando com mais agilidade.
Participa ativamente das brincadeiras proposta, desenvolvendo sua coordenação motora grossa.

Aspecto cognitivo (aprendizagem)

Em língua portuguesa a criança tá tendo um bom desenvolvimento nas habilidades de leitura, conseguindo ler palavrinhas com duas sílabas e escrever (Que já foram estudada durante o período).
Na expressão oral, a criança só expõe suas ideias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência.
Na matemática, teve agilidade para conseguir decodificar os números, e mediante a evolução começou então a desenvolver habilidade na operação de adição.

Trabalho realizado pela escola referente a dificuldade da criança

A professora conversou com a psicóloga educacional do município sobre as dificuldades que a criança estava tendo, (pois teve um período que a criança demostrava desinteresse sobre qualquer atividade proposta e quando o professor tentava conversar a criança simplesmente chorava). Essa criança teve um atendimento com a psicologa e foi sugerido o professor/família trabalhassem a questão da autonomia com a criança através do desenvolvimento de atividades que a propicie em momentos de exercício dessa habilidade e manter o diálogo.
Na sala de aula a professora procurou trabalhar através de conversas sobre a importância do diálogo, sempre levando assunto da realidade do aluno (interpretando imagens e comparando com o cotidiano do aluno. A criança tem apresentado melhoras no desenvolvimento, sendo mais participativo mesmo sem a intervenção da professora.
Com relação a dicção do educando, está sendo feito o processo de encaminhamento para o atendimento com a fonoaudióloga.

Aspectos relacionados ao acompanhamento familiar

A criança tem apresentado um ótimo acompanhamento.
A família e escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.

Recomendações a serem seguidas no próximo período

É importante que treine diariamente a leitura e a escrita, para quando construir frases e textos pequenos possa organizar melhor as ideias para escrever de forma correta. A prática dessas habilidades desperta o interesse e a atenção da criança, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a expressão das ideias e o prazer pela leitura e a escrita.
Exercitar a adição (de acordo com o que vem sendo abordado), para que no próximo semestre a criança continue avançando.

Algumas dicas importantes para a realização do dever de casa

    Estimular sim, executar não - Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo, dando algumas explicações com boa vontade e paciência.
    Estipular um horário - É importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo horário, para que se possa criar hábitos de estudo.
    Local apropriado – Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório. Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.
    Pensamento positivo - Fique atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda não acabou a lição? “tente participar: “prendeu algo novo na escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“. Se demonstrar pressa ou aflição em se livrar da tarefa, a criança vai acreditar que estudar não é bom.
    Quando os pais trabalham fora - Para suprir a ausência no momento do dever certifique-se, antes de sair, de que seu filho dispõe de todo o material necessário para cumprir a lição do dia. O ideal é que os adultos reservem um tempinho para se informar sobre o dever passado, assegurando-se de que a criança não tenha dúvida.

    obs: O mês de  junho vai ser revisado o que foi trabalhado nesse primeiro periodo. sendo assim se ouver algumas considerações importantes vai ser colocado no relatorio.

23 de mai. de 2012

Educador

O Valor de Ser Educador

Ser transmissor de verdades, de inverdades...
Ser cultivador de amor, de amizades.
Ser convicto de acertos, de erros.
Ser construtor de seres, de vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer.
Que guarda no coração, o pesar
de valores essenciais para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador, que enfrenta agruras,
mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
buscando se auto-realizar,
atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força.
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria!
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...Esse é o valor de ser educador.
 

22 de mai. de 2012

Reunião com Pais (foto)


Ministrada pela professora do AEE- Natália e a Psicóloga Educacional  Aglaer








Reunião com pais (AEE)


PAUTA

OBJETIVOS:
  • ESTIMULAR A PARCERIA ENTRE ESCOLA/FAMILIA, POIS É DE GRANDE IMPORTANCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO FILHO;
  • REPASSAR AS AÇÕES DESENVOLVIDAS COM OS EDUCANDOS NO ATENDIMENTO DO AEE;
  • .DESENVOLVER UMA PALESTRA COM A PSICÓLOGA EDUCACIONAL DO MUNICIPIO DE CRUZ, PARA CONHECER MÉTODOS USADOS PELOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS E ESTIPULAR MÉTODOS ATRAVÉS DOS ESTUDOS DA PSICOLOGIA ENTRE PAIS/FILHOS.
PROGRAMAÇÃO:
  • MENSAGEM DE REFLEXÃO - O SAPO E A ROSA;
  • RODA DE CONVERSA TRAZENDO A MENSAGEM DO SLIDE PARA NOSSA REALIDADE;
  • APRESENTAÇÃO ATRAVÉS DE SLIDE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDA NA SALA DO AEE;
  • PALESTRA COM PSICÓLOGA DO MUNICÍPIO;
  • MENSAGEM FINAL - SER MÃE
AVALIAÇÃO
  • ATRAVÉS DO ENVOLVIMENTO DOS PAIS COM PROFESSORA/PSICOLOGA NO DECORRER DA REUNIÃO.

Homenagem para todas as mães que fazem parte do AEE

Treinando o alfabeto manual (libras)

21 de mai. de 2012

Recadinho para pais



PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZ
CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA PAULO FREIRE



O Centro de Educação Básica Paulo Freire convida os pais ou responsável pelos alunos especiais, a participarem da reunião a se realizar no dia e horário abaixo relacionado.
Serão feitas as matriculas dos alunos que serão atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais, apresentar como vai ser o atendimento ao decorrer do ano e estabelecer os horários para cada aluno.

Segunda feira – 06/02/2012 às 15h.

Desde já, agradeço sua presença!

_______________________________________________

NATÁLIA MUNIZ DO NASCIMENTO













Comunicado aos pais



PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZ
CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA PAULO FREIRE



Querida Mamãezinha...

Convido você, para participar de um momento de compartilhamento sobre as ações desenvolvida na Sala de Recurso Multifuncional, que acontecerá terça-feira dia 22/05/2012 as 9:20h.
Na ocasião, vocês terão oportunidade de conhecer a missão e visão educacional inclusiva do seu filho, que regem toda a organização do trabalho da educação especial na sala do AEE.
Estes são alguns itens da pauta:
Apresentação do blog
Propostas desenvolvida com seu filho
Avaliações
Momento com a Psicóloga
Parabenizar pelo dia das mães
Contamos com a presença de todos, pois acreditamos que somente através da parceria entre família e escola poderemos garantir uma educação de qualidade para as nossas crianças.


   Desde já agradeço sua presença!

_______________________________________________

NATÁLIA MUNIZ DO NASCIMENTO

DEIXE AQUI SEU RECADINHO!