RELATÓRIO DESCRITIVO
PERÍODO:
FEVEREIRO A JUNHO DO ANO DE 2012
ALUNO:
ALEXANDRE EDSON FREITAS VASCONCELOS
PROFESSOR
(a): NATÁLIA MUNIZ DO NASCIMENTO
ATENDIMENTO:
SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
Aspecto
sócio emocional
Demonstra
sempre ser uma criança alegre, prestativa e carinhosa, mas durante o
semestre teve apresentado insegurança no atendimento com
resistência em conduzir as atividades, sendo necessário a
intervenção do professor, mas foi apenas uma fase, que logo
passou.
Nos momentos
de realização das atividades em grupo o aluno é bem participativo:
- Apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores;
- A criança manifesta bons hábitos de higiene.;
- Apresenta pontualidade nas tarefas de casa;
Aspectos
psicomotor
Apresenta
dificuldade no equilíbrio corporal e na fala, mas já é notório a
evolução nos processos de coordenação, nas habilidade que
desenvolvem em atividade motoras fina, traçando e recortando com
mais agilidade.
Participa
ativamente das brincadeiras proposta, desenvolvendo sua coordenação
motora grossa.
Aspecto
cognitivo (aprendizagem)
Em língua
portuguesa a criança tá tendo um bom desenvolvimento nas
habilidades de leitura, conseguindo ler palavrinhas com duas sílabas
e escrever (Que já foram estudada durante o período).
Na expressão
oral, a criança só expõe suas ideias mediante a solicitação da
professora, mas consegue organizar informações para expor com
coerência.
Na matemática,
teve agilidade para conseguir decodificar os números, e mediante a
evolução começou então a desenvolver habilidade na operação de
adição.
Trabalho
realizado pela escola referente a dificuldade da criança
A professora
conversou com a psicóloga educacional do município sobre as
dificuldades que a criança estava tendo, (pois teve um período que
a criança demostrava desinteresse sobre qualquer atividade proposta
e quando o professor tentava conversar a criança simplesmente
chorava). Essa criança teve um atendimento com a psicologa e foi
sugerido o professor/família trabalhassem a questão da autonomia
com a criança através do desenvolvimento de atividades que a
propicie em momentos de exercício dessa habilidade e manter o
diálogo.
Na sala de
aula a professora procurou trabalhar através de conversas sobre a
importância do diálogo, sempre levando assunto da realidade do
aluno (interpretando imagens e comparando com o cotidiano do aluno. A
criança tem apresentado melhoras no desenvolvimento, sendo mais
participativo mesmo sem a intervenção da professora.
Com relação
a dicção do educando, está sendo feito o processo de
encaminhamento para o atendimento com a fonoaudióloga.
Aspectos
relacionados ao acompanhamento familiar
A criança tem
apresentado um ótimo acompanhamento.
A família e
escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Recomendações
a serem seguidas no próximo período
É importante
que treine diariamente a leitura e a escrita, para quando construir
frases e textos pequenos possa organizar melhor as ideias para
escrever de forma correta. A prática dessas habilidades desperta o
interesse e a atenção da criança, desenvolvendo a imaginação, a
criatividade, a expressão das ideias e o prazer pela leitura e a
escrita.
Exercitar a
adição (de acordo com o que vem sendo abordado), para que no
próximo semestre a criança continue avançando.
Algumas
dicas importantes para a realização do dever de casa
Estimular
sim, executar não
- Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim
demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo, dando
algumas explicações com boa vontade e paciência.
Estipular
um horário - É
importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo
horário, para que se possa criar hábitos de estudo.
Local
apropriado –
Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório.
Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão
ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer
outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.
Pensamento
positivo - Fique
atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de
casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda
não acabou a lição? “tente participar: “prendeu algo novo na
escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“. Se
demonstrar pressa ou aflição em se livrar da tarefa, a criança
vai acreditar que estudar não é bom.
Quando os
pais trabalham fora - Para
suprir a ausência no momento do dever certifique-se, antes de sair,
de que seu filho dispõe de todo o material necessário para cumprir
a lição do dia. O ideal é que os adultos reservem um tempinho
para se informar sobre o dever passado, assegurando-se de que a
criança não tenha dúvida.
RELATÓRIO DESCRITIVO
PERÍODO:
FEVEREIRO A JUNHO DO ANO DE 2012
ALUNO:
BRENA KELLE SOBRINHO
PROFESSOR
(a): NATÁLIA MUNIZ DO NASCIMENTO
ATENDIMENTO:
SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
Aspecto
sócio emocional
A aluna
demostra preguiça para vir no atendimento, mas logo que chega e
começa fazer as atividades proposta, percebe-se interesse.
Nos momentos
de realização das atividades em grupo o aluno é bem participativo:
- Apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores;
- A criança manifesta hábitos de higiene (mas as vezes deixa a desejar);
- Mostra satisfação ao poder ajudar algum colega;
OBS- as
atividades de casa, foi deixado de mandar pois não estava sendo
acompanhado pela família. Mas no segundo semestre vai ser retomada.
Aspectos
psicomotor
Apresenta
comportamento e equilíbrio corporal acompanhando com segurança e
agilidade os movimentos sugeridos nos jogos. Participa ativamente das
brincadeiras propostas. Consegue recortar corretamente o contorno
solicitado. Tem uma boa coordenação motora fina ao traçar as
letras.
Aspecto
cognitivo (aprendizagem)
Tem um grande
manuseio no aprendizado através de jogos. Tem desenvolvida
frequentemente sua memoria conseguindo lembrar do que tá sendo
trabalhando no atendimento, (vogais) conseguindo identificar quais
letras corresponde o que a professora falar mas ainda encontra com
dificuldade ao falar os nomes das letras.
Na expressão
oral, a aluna consegue entender o que é falado nas rodas de conversa
e contos, sabendo interpretar e trazer para sua realidade, adora
contar historia dos acontecimentos na sua vida cotidiana, sempre
interpretando com muita aventura.
·
Trabalho realizado pela escola referente a dificuldade da
criança
A aluna
mostra uma grande dificuldade em memorizar nomes. Por exemplo, é
proposta uma atividade de conhecer alguma letra, na hora a aluna
consegue identificar, escrever mas logo se passa poucos minutos e ela
esquece. A professora começou a trabalhar bastante atividades que
desenvolva a memoria, como jogo da memoria, jogos de pares, filmes e
pedir para oralmente resumir o que foi visto... Percebe-se um pouco
de evolução mas há ainda muito o que fazer.
Aspectos
relacionados ao acompanhamento familiar
A criança tem
apresentado acompanhamento mas é necessário mais atenção e
habilidades para trabalhar a memoria, ate mesmo com a própria rotina
do dia a dia, sempre perguntando o que a filha tá fazendo.
A família e
escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Recomendações
a serem seguidas no próximo período
É importante
que a aluna tenha um acompanhamento diariamente nas atividades
mandada pra casa, e que a família demostre que acredita na
capacidade dela, mesmo com suas limitações, pois percebe-se maior
desenvolvimento da aluno quando é transmitido confiança.
Algumas
dicas importantes para a realização do dever de casa
Estimular
sim, executar não
- Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim
demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo, dando
algumas explicações com boa vontade e paciência.
Estipular
um horário - É
importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo
horário, para que se possa criar hábitos de estudo.
Local
apropriado –
Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório.
Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão
ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer
outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.
Pensamento
positivo - Fique
atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de
casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda
não acabou a lição? “tente participar: “prendeu algo novo na
escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“. Se
demonstrar pressa ou aflição em se livrar da tarefa, a criança
vai acreditar que estudar não é bom.
Quando os
pais trabalham fora - Para
suprir a ausência no momento do dever certifique-se, antes de sair,
de que seu filho dispõe de todo o material necessário para cumprir
a lição do dia. O ideal é que os adultos reservem um tempinho
para se informar sobre o dever passado, assegurando-se de que a
criança não tenha dúvida.
RELATÓRIO DESCRITIVO
PERÍODO:
FEVEREIRO A JUNHO DO ANO DE 2012
ALUNO:
MARIA JULIANA DO NASCIMENTO
PROFESSOR
(a): NATÁLIA MUNIZ DO NASCIMENTO
ATENDIMENTO:
SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
Aspecto
sócio emocional
Demonstra
sempre ser uma criança alegre, prestativa e carinhosa, estar sempre
pronta para aprender, despertando cada vez mais interesses nas
atividades educacionais.
Nos
momentos de realização das atividades em grupo a aluna é bem
participativa:
- Apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores;
- A criança manifesta bons hábitos de higiene.;
- Apresenta pontualidade nas tarefas;Nas ultimas semana do mês de junho a aluna não se sente a vontade em ficar no AEE, nos momentos de socialização, evitando vir para sala.
Aspectos
psicomotor
Apresenta
dificuldade no equilíbrio corporal, tendo dificuldade no andar e na
fala, e em algumas brincadeiras como, pular corda, ou brincar de
amarelinha . Participa ativamente das brincadeiras propostas, mesmo
que as vezes não consegue participar ativamente mas sempre tentando.
Já consegue recortar, sem a ajuda da professora. Tem dificuldade ao
traçar letras mas há uma grande evolução nas letras que consegue
tirar mostra sem intervenção de passo a passo como quando iniciou o
atendimento.
Aspecto
cognitivo (aprendizagem)
Aprendeu
escrever o nome, identificando a maioria das letras. Consegue falar
algumas características dos contos apresentado. Foi trabalhado as
vogais durante o semestre e a aluna consegue identificar as letras
pronunciadas mas tem dificuldade em algumas por nomes.
Na expressão
oral, a aluna consegue interpretar o que é falado nas rodas de
conversa e contos.
Juliana mostra
um grande interesse para aprendizagem e é bastante esforçada.
·
Trabalho realizado pela escola referente a dificuldade da
criança
A maior
dificuldade com relação a aprendizagem da aluna, é a fala. Mas que
tá em processo de encaminhamento para fonoaudióloga.
OBS- Um dos
fatores que está retardando o processo de aprendizagem da aluna é o
grande número de falta.
Aspectos
relacionados ao acompanhamento familiar
A criança tem
mostrado bastante interesse e força de vontade nos atendimento. O
que ta faltando é mais compromisso da família com relação as
frequência da aluna.
A família e
escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Recomendações
a serem seguidas no próximo período
É importante
que a aluna tenha um acompanhamento diariamente em casa, e que a
família demostre que acredita na capacidade dela, mesmo com suas
limitações, pois percebe-se maior desenvolvimento da aluno quando é
transmitido confiança.
Algumas
dicas importantes para a realização do dever de casa
Estimular
sim, executar não
- Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim
demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo, dando
algumas explicações com boa vontade e paciência.
Estipular
um horário - É
importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo
horário, para que se possa criar hábitos de estudo.
Local
apropriado –
Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório.
Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão
ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer
outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.
Pensamento
positivo - Fique
atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de
casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda
não acabou a lição? “tente participar: “prendeu algo novo na
escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“. Se
demonstrar pressa ou aflição em se livrar da tarefa, a criança
vai acreditar que estudar não é bom.
Quando os
pais trabalham fora - Para
suprir a ausência no momento do dever certifique-se, antes de sair,
de que seu filho dispõe de todo o material necessário para cumprir
a lição do dia. O ideal é que os adultos reservem um tempinho
para se informar sobre o dever passado, assegurando-se de que a
criança não tenha dúvida.
RELATÓRIO DESCRITIVO
PERÍODO:
FEVEREIRO A JUNHO DO ANO DE 2012
ALUNO:
ELVIRA SABRINA DE SOUSA
PROFESSOR
(a): NATÁLIA MUNIZ DO NASCIMENTO
ATENDIMENTO:
SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
Aspecto
sócio emocional
Muitas vezes
tem um comportamento agressivo, usando palavras que não caberia para
um ambiente escolar, muito menos para sua idade, porém tem atitudes
de carinho com o professor, quando é demostrado o mesmo para com
ela.
Reage de forma
agressiva ou com nomes obscenos se ao seu redor demostrar risos ou
enfrentá-la. Porém quando o atendimento é individual consegue
obter resultados satisfatório, o professor consegue realizar as
atividades proposta.
Aspectos
psicomotor
Apresenta
equilíbrio corporal, tendo dificuldade um pouco de dificuldade no
andar e na fala. Na maioria das palavras não consegue falar com
clareza. Participa ativamente das brincadeiras propostas. Já
consegue recortar, sem a ajuda da professora. Tem facilidade em
traçar pontilhados. consegue ficar mais tempo atenta em uma
atividade, bem mais que quando iniciou.
Aspecto
cognitivo (aprendizagem)
A frequência
na sala do AEE, deixa muito a desejar, mas quando participa, consegue
fazer algumas atividades como recorte, colagem, pintura... Consegue
se concentrar em desenhos animados principalmente quando há musicas.
Na expressão
oral, a aluna não consegue falar com clareza a maioria das palavras,
mas sempre tenta, querendo melhorar e já reconhece alguns objetos
diários do seu dia a dia e imagem de animais. (sempre é trabalhando
com imagens para trabalhar a fala e memoria.
·
Trabalho realizado pela escola referente a dificuldade da
criança
A maior
dificuldade com relação a aprendizagem da aluna, são as
frenquencia mas já foi conversado com a mãe para que no próximo
semestre melhore, outro fator importante que precisa ser trabalhado é
a fala mas que tá em processo de encaminhamento para fonoaudióloga.
Aspectos
relacionados ao acompanhamento familiar
A criança tem
tendencia a desenvolver mais rápido mas para isso precisamos da
colaboração da família.
A família e
escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Recomendações
a serem seguidas no próximo período
É importante
que a aluna tenha um acompanhamento diariamente em casa, e que a
família demostre que acredita na capacidade dela, mesmo com suas
limitações, pois percebe-se maior desenvolvimento da aluno quando é
transmitido confiança.
Algumas
dicas importantes para a realização do dever de casa
Estimular
sim, executar não
- Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim
demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo, dando
algumas explicações com boa vontade e paciência.
Estipular
um horário - É
importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo
horário, para que se possa criar hábitos de estudo.
Local
apropriado –
Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório.
Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão
ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer
outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.
Pensamento
positivo - Fique
atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de
casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda
não acabou a lição? “tente participar: “prendeu algo novo na
escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“. Se
demonstrar pressa ou aflição em se livrar da tarefa, a criança
vai acreditar que estudar não é bom.
Quando os
pais trabalham fora - Para suprir a ausência no momento do
dever certifique-se, antes de sair, de que seu filho dispõe de todo
o material necessário para cumprir a lição do dia. O ideal é que
os adultos reservem um tempinho para se informar sobre o dever
passado, assegurando-se de que a criança não tenha dúvida
RELATÓRIO DESCRITIVO
PERÍODO:
FEVEREIRO A JUNHO DO ANO DE 2012
ALUNO:
FRANCISCO LUCAS SOUSA
PROFESSOR
(a): NATÁLIA MUNIZ DO NASCIMENTO
ATENDIMENTO:
SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
Aspecto
sócio emocional
Tem alguns
momentos de comportamento agressivo, usando as vezes palavras que não
caberia para um ambiente escolar, porém tem atitudes de carinho com
o professor, sempre mostrando que o que fez não é certo e pedindo
desculpas.
Tem expressões
de cortesia, desde quando chega no ambiente escolar ao agradecer o
que o professor faz.
Aspectos
psicomotor
Apresenta um
bom equilíbrio corporal. Na maioria das palavras não consegue falar
com clareza. Participa ativamente das brincadeiras propostas. Já
consegue recortar, sem a ajuda da professora. Tem facilidade em
traçar pontilhados. consegue ficar mais tempo atenta em uma
atividade, bem mais que quando iniciou.
Aspecto
cognitivo (aprendizagem)
A frequência
na sala do AEE, deixa muito a desejar, mas quando participa, consegue
fazer algumas atividades como recorte, colagem, pintura... mas se é
prometido fazer em seguida o que ele gosta (exemplo- assistir o
chaves).
Consegue se
concentrar em desenhos se for o chaves mas aos poucos estamos
conseguindo que ele goste de outros desenhos.
Na expressão
oral, o aluno consegue identificar as letras do seu nome, algumas
imagens do seu dia a dia e animais.
Na escrita,
não se concentra ao escrever, pois quando fala em pegar lápis ou
caneta, logo se irrita, ficando agressivo.
·
Trabalho realizado pela escola referente a dificuldade da
criança
A maior
dificuldade com relação a aprendizagem do aluno, é a falta de
concentração e não pegar em lápis, e as faltas frequentemente.
Aspectos
relacionados ao acompanhamento familiar
A criança tem
tendencia a desenvolver mais rápido mas para isso precisamos da
colaboração da família.
A família e
escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Recomendações
a serem seguidas no próximo período
É importante
que o aluno tenha um acompanhamento diariamente em casa, e que a
família demostre que acredita na capacidade dela, mesmo com suas
limitações, pois percebe-se maior desenvolvimento da aluno quando é
transmitido confiança.
Algumas
dicas importantes para a realização do dever de casa
Estimular
sim, executar não
- Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim
demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo, dando
algumas explicações com boa vontade e paciência.
Estipular
um horário - É
importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo
horário, para que se possa criar hábitos de estudo.
Local
apropriado –
Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório.
Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão
ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer
outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.
Pensamento
positivo - Fique
atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de
casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda
não acabou a lição? “tente participar: “prendeu algo novo na
escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“. Se
demonstrar pressa ou aflição em se livrar da tarefa, a criança
vai acreditar que estudar não é bom.
Quando os
pais trabalham fora - Para suprir a ausência no momento do
dever certifique-se, antes de sair, de que seu filho dispõe de todo
o material necessário para cumprir a lição do dia. O ideal é que
os adultos reservem um tempinho para se informar sobre o dever
passado, assegurando-se de que a criança não tenha dúvida.
RELATÓRIO DESCRITIVO
PERÍODO:
FEVEREIRO A JUNHO DO ANO DE 2012
ALUNO:
FRANCISCO RENATO DO NASCIMENTO
PROFESSOR
(a): NATÁLIA MUNIZ DO NASCIMENTO
ATENDIMENTO:
SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
Aspecto
sócio emocional
Em situações de
conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua
participação, porem demostra ser uma criança alegre, prestativa e
carinhosa. Sempre perto do professor.
Aspectos
psicomotor
Apresenta um
bom equilíbrio corporal. Mal usa palavras para se comunicar e quando
é perguntado algo só ri ou fica olhando para professor.
Participa ativamente das
brincadeiras propostas.
Aspecto
cognitivo (aprendizagem)
A frequência na sala do
AEE, deixa muito a desejar, muitas vezes parece se desligar da
realidade, envolvido em seus pensamentos.
O aluno consegue ser
participativo de forma acolhedora nas atividades em escrita ou
manual mas quando sugerindo atividade que trabalhe a fala,
comportamento logo se fecha sem resultados.
·
Trabalho realizado pela escola referente a dificuldade da
criança
A maior
dificuldade com relação a aprendizagem do aluno são as faltas e o
acompanhamento que não tem em casa. Não conseguimos ter contato com
a família pois já mandamos chamar e nas reuniões não compareceu.
Aspectos
relacionados ao acompanhamento familiar
A criança tem
tendencia a desenvolver mais rápido mas para isso precisamos da
colaboração da família.
A família e
escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Recomendações
a serem seguidas no próximo período
É importante
que o aluno tenha um acompanhamento diariamente em casa, e que a
família demostre que acredita na capacidade dela, mesmo com suas
limitações, pois percebe-se maior desenvolvimento da aluno quando é
transmitido confiança.
Algumas
dicas importantes para a realização do dever de casa
Estimular
sim, executar não
- Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim
demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo, dando
algumas explicações com boa vontade e paciência.
Estipular
um horário - É
importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo
horário, para que se possa criar hábitos de estudo.
Local
apropriado –
Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório.
Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão
ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer
outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.
Pensamento
positivo - Fique
atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de
casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda
não acabou a lição? “tente participar: “prendeu algo novo na
escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“. Se
demonstrar pressa ou aflição em se livrar da tarefa, a criança
vai acreditar que estudar não é bom.
Quando os
pais trabalham fora - Para suprir a ausência no momento do
dever certifique-se, antes de sair, de que seu filho dispõe de todo
o material necessário para cumprir a lição do dia. O ideal é que
os adultos reservem um tempinho para se informar sobre o dever
passado, assegurando-se de que a criança não tenha dúvida.
RELATÓRIO DESCRITIVO
PERÍODO:
FEVEREIRO A JUNHO DO ANO DE 2012
ALUNO:
JOÃO DANILO DE SOUSA
PROFESSOR
(a): NATÁLIA MUNIZ DO NASCIMENTO
ATENDIMENTO:
SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
Aspecto
sócio emocional
Demostra
sempre alegria no seu rosto, adora carinho mas demostra timidez ao
retribui-lo. Apresenta ter Claustrofobia, não fica dentro da sala se
tiver com a porta fechada e caso tenha alguém que ele se acha
ameaçado em fechar a porta ele fica segurando.
Aspectos
psicomotor
Apresenta
um bom equilíbrio corporal. Participa ativamente das brincadeiras
propostas, muitas vezes ajuda a professora a manusear os exercícios
proposto. Tem muitas reações de distrações, mas já consegue
ficar mais tempo atento em uma atividade, bem mais que quando
iniciou.
Aspecto
cognitivo (aprendizagem)
Nesse
semestre as faltas são constantes, deixando a desejar o atendimento
pois está em uma fase muito boa de aprendizado, conseguindo atingir
o desejado e evoluindo muito, comparados aos últimos anos (tanto no
aspecto cognitivo, as letras/cores/números como no comportamento, em
ter o interesse em aprender).
Na
expressão oral, o aluno consegue identificar algumas letras, seu
nome, algumas imagens do seu dia a dia e animais. ( Muitas imagens
que ele fala qualquer nome por falar, mesmo sendo por exemplo um
animal ou objeto do seu dia a dia, como vaca ele fala que é um
carro, não associa o nome com a imagem, mas já se percebe maior
resultados, pois está diminuindo seu habito).
Na escrita, já
consegue fazer seu dois primeiros nomes sem a ajuda da professora.
Consegue fazer atividades, sendo só explicado pela professora.
·
Trabalho realizado pela escola referente a dificuldade da
criança
já foi
marcado um atendimento com a psicologa no próximo semestre, para
ajudar com claustrofobia, e mais uma vez vamos falar com os pais para
tentar diminuir as faltas do aluno.
Aspectos
relacionados ao acompanhamento familiar
A criança tem
tendencia a desenvolver mais rápido mas para isso precisamos da
colaboração da família.
A família e
escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Recomendações
a serem seguidas no próximo período
É importante
que o aluno tenha um acompanhamento diariamente em casa, e que a
família demostre que acredita na capacidade dela, mesmo com suas
limitações, pois percebe-se maior desenvolvimento da aluno quando é
transmitido confiança.
Algumas
dicas importantes para a realização do dever de casa
Estimular
sim, executar não
- Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim
demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo, dando
algumas explicações com boa vontade e paciência.
Estipular
um horário - É
importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo
horário, para que se possa criar hábitos de estudo.
Local
apropriado –
Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório.
Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão
ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer
outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.
Pensamento
positivo - Fique
atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de
casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda
não acabou a lição? “tente participar: “prendeu algo novo na
escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“. Se
demonstrar pressa ou aflição em se livrar da tarefa, a criança
vai acreditar que estudar não é bom.
Quando os
pais trabalham fora - Para suprir a ausência no momento do
dever certifique-se, antes de sair, de que seu filho dispõe de todo
o material necessário para cumprir a lição do dia. O ideal é que
os adultos reservem um tempinho para se informar sobre o dever
passado, assegurando-se de que a criança não tenha dúvida.
RELATÓRIO DESCRITIVO
PERÍODO:
FEVEREIRO A JUNHO DO ANO DE 2012
ALUNO:
JOÃO FERNANDO DE VASCONCELOS
PROFESSOR
(a): NATÁLIA MUNIZ DO NASCIMENTO
ATENDIMENTO:
SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
Aspecto
sócio emocional
O aluno não
tem nenhuma reação, ele chega no atendimento, a professora fala com
ele mas não responde, só sorrir e baixa cabeça.
Aspectos
psicomotor
O aluno já
tem facilidade em manusear o computador, demostra ter interesse para
aprender mas só quando o assunto o interessa. Por exemplo é
trabalhado com ele o luz do saber, como não tem dialogo com ele,
veja as evoluções quando vou falando e ele vai respondendo as
atividades proposta no programa.
Aspecto
cognitivo (aprendizagem)
Percebe-se que
a maioria das letras do alfabeto ele já consegue identificar, só
algumas letras que tem dificuldade. Consegue fazer alguns fundamentos
no computador, como ligar/desligar/imprimir, abrir programas para
escrever, pesquisar na internet (só tem dificuldade pois não sabe
ler e nem escrever mas é muito esperto é demostrado uma vez e ele
não esquece).
Trabalho
realizado pela escola referente a dificuldade da criança
Foi chamado a
mãe e perguntado como age em casa e percebe-se que ele é tímido
para falar mas que em casa tem hábitos normais como qualquer outra
pessoas mas só demostra conversas com amigos e com a família. Tá
sendo encaminhado uma ficha com seu comportamento para a psicologa
para que possa nos ajudar a desenvolver diálogos com a professora
para que assim podemos ter um rendimento mais satisfatório.
Aspectos
relacionados ao acompanhamento familiar
O aluno tem
tendencia a desenvolver mais rápido mas para isso precisamos da
colaboração da família.
A família e
escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Recomendações
a serem seguidas no próximo período
É importante
que o aluno tenha um acompanhamento diariamente em casa, e que a
família demostre que acredita na capacidade dela, mesmo com suas
limitações, pois percebe-se maior desenvolvimento da aluno quando é
transmitido confiança.
Algumas
dicas importantes para a realização do dever de casa
Estimular
sim, executar não
- Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim
demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo, dando
algumas explicações com boa vontade e paciência.
Estipular
um horário - É
importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo
horário, para que se possa criar hábitos de estudo.
Local
apropriado –
Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório.
Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão
ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer
outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.
Pensamento
positivo - Fique
atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de
casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda
não acabou a lição? “tente participar: “prendeu algo novo na
escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“. Se
demonstrar pressa ou aflição em se livrar da tarefa, a criança
vai acreditar que estudar não é bom.
Quando os
pais trabalham fora - Para suprir a ausência no momento do
dever certifique-se, antes de sair, de que seu filho dispõe de todo
o material necessário para cumprir a lição do dia. O ideal é que
os adultos reservem um tempinho para se informar sobre o dever
passado, assegurando-se de que a criança não tenha dúvida.
RELATÓRIO DESCRITIVO
PERÍODO:
ABRIL A JUNHO DO ANO DE 2012
ALUNO:
MARCOS ALEX VASCONCELOS
PROFESSOR
(a): NATÁLIA MUNIZ DO NASCIMENTO
ATENDIMENTO:
SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
Aspecto
sócio emocional
O aluno
apresentou no inicio do atendimento, dificuldades de alto-regulação,
pois ao chegar na sala ia logo jogando tudo, para chamar atenção
mas aos poucos estar mudando seus hábitos.
É muito
afetuoso demostrando sempre seu carinho com professor e nos momentos
de socialização com os colegas.
Aspectos
psicomotor
Apresenta um
pouco de dificuldades no equilíbrio e tem muita dificuldade na
fala, mas tá sendo muito trabalhado atividades que desenvolva o
estimulo de falar, como por exemplo cantar, ver/falar quais são as
imagens, professor sempre estingando conversas para melhor
desempenho.
Aspecto
cognitivo (aprendizagem)
O alunos ainda
estar em fase de adaptação de comportamento, não adquirindo
conceitos mas esta em fase de aprendizado. (fala, comportamento,
concentração...)
Trabalho
realizado pela escola referente a dificuldade da criança
O alunos foi
encaminhado para o atendimento fonoaudiologia/psicologo e na sala de
recursos multifuncionais esta sendo desenvolvidas atividades
relacionados as suas dificuldade.
Aspectos
relacionados ao acompanhamento familiar
A criança tem
tendencia a desenvolver mais rápido mas para isso precisamos da
colaboração da família.
A família e
escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Recomendações
a serem seguidas no próximo período
É importante
que o aluno tenha um acompanhamento diariamente em casa, e que a
família demostre que acredita na capacidade dela, mesmo com suas
limitações, pois percebe-se maior desenvolvimento da aluno quando é
transmitido confiança.
Algumas
dicas importantes para a realização do dever de casa
Estimular
sim, executar não
- Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim
demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo, dando
algumas explicações com boa vontade e paciência.
Estipular
um horário - É
importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo
horário, para que se possa criar hábitos de estudo.
Local
apropriado –
Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório.
Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão
ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer
outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.
Pensamento
positivo - Fique
atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de
casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda
não acabou a lição? “tente participar: “prendeu algo novo na
escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“. Se
demonstrar pressa ou aflição em se livrar da tarefa, a criança
vai acreditar que estudar não é bom.
Quando os
pais trabalham fora - Para suprir a ausência no momento do
dever certifique-se, antes de sair, de que seu filho dispõe de todo
o material necessário para cumprir a lição do dia. O ideal é que
os adultos reservem um tempinho para se informar sobre o dever
passado, assegurando-se de que a criança não tenha dúvida.
RELATÓRIO DESCRITIVO
PERÍODO:
FEVEREIRO A JUNHO DO ANO DE 2012
ALUNO:
EMANUEL DAVI DE SOUSA
PROFESSOR
(a): NATÁLIA MUNIZ DO NASCIMENTO
ATENDIMENTO:
SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
Aspecto
sócio emocional
O aluno
demostra agressividade em situações de conflitos, usando o meio
físico para alcançar o que deseja, mas quando percebe-se que não
conseguirá com birras logo demostra carinho para alcançar o
desejado.
Costuma não
aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades
em cumprir regras, mas aos poucos esta mudando suas atitudes.
Aspectos
psicomotor
Desenvolve
habilidades motoras finas e grossas, sempre se envolvendo em
brincadeiras, cantos, danças. Tendo agilidades com lápis/tesoura,
mostrando interesse na aprendizagem mas do seu jeito.
Aspecto
cognitivo (aprendizagem)
O alunos ainda
estar em fase de adaptação de comportamento, não adquirindo
conceitos mas esta em fase de aprendizado. (fala, comportamento,
concentração...)
Trabalho
realizado pela escola referente a dificuldade da criança
É atendido na
sala de recursos multifuncional uma vez por semana para socializar
com os outros colegas.
Aspectos
relacionados ao acompanhamento familiar
A criança tem
tendencia a desenvolver mais rápido mas para isso precisamos da
colaboração da família.
A família e
escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Recomendações
a serem seguidas no próximo período
É importante
que o aluno tenha um acompanhamento diariamente em casa, e que a
família demostre que acredita na capacidade dela, mesmo com suas
limitações, pois percebe-se maior desenvolvimento da aluno quando é
transmitido confiança.
Algumas
dicas importantes para a realização do dever de casa
Estimular
sim, executar não
- Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim
demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo, dando
algumas explicações com boa vontade e paciência.
Estipular
um horário - É
importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo
horário, para que se possa criar hábitos de estudo.
Local
apropriado –
Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório.
Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão
ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer
outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.
Pensamento
positivo - Fique
atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de
casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda
não acabou a lição? “tente participar: “prendeu algo novo na
escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“. Se
demonstrar pressa ou aflição em se livrar da tarefa, a criança
vai acreditar que estudar não é bom.
Quando os
pais trabalham fora - Para suprir a ausência no momento do
dever certifique-se, antes de sair, de que seu filho dispõe de todo
o material necessário para cumprir a lição do dia. O ideal é que
os adultos reservem um tempinho para se informar sobre o dever
passado, assegurando-se de que a criança não tenha dúvida.
RELATÓRIO DESCRITIVO
PERÍODO:
ABRIL A JUNHO DO ANO DE 2012
ALUNO:
JOANA NARA VASCONCELOS
PROFESSOR
(a): NATÁLIA MUNIZ DO NASCIMENTO
ATENDIMENTO:
SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
Aspecto
sócio emocional
A aluna estar
sempre sorridente, é prestativa, mostrando sempre interesse em
ajudar a professora e os outros colegas em atividades de
socialização. As vezes aparenta cansaço ao chegar no atendimento
mas logo passa.
Aspectos
psicomotor
Tem
dificuldades no equilíbrio corporal, mas sempre que possível é
trabalhado exercício que ajudam para desenvolver a coordenação.
Como por exemplos os glisses, que trabalha
hipertonia/hipotonia (pressão exacerbada), esquema corporal (posição
do corpo),Qualidade gráfica entre outros.
Aspecto
cognitivo (aprendizagem)
A aluna ler
claramente textos mas tem dificuldades para interpretações.
Sabe as noções
básicas da matemática, com ajuda de material dourado
(adição/subtração).
Trabalho
realizado pela escola referente a dificuldade da criança
Atividades
relacionados a melhoria no ensino regular como por exemplo
interpretação de texto e matemática (adição/subtração), e
exercício que ajuda no equilíbrio corporal.
Aspectos
relacionados ao acompanhamento familiar
A criança tem
tendencia a desenvolver mais rápido mas para isso precisamos da
colaboração da família.
A família e
escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Recomendações
a serem seguidas no próximo período
É importante
que o aluno tenha um acompanhamento diariamente em casa, e que a
família demostre que acredita na capacidade dela, mesmo com suas
limitações, pois percebe-se maior desenvolvimento da aluno quando é
transmitido confiança.
Algumas
dicas importantes para a realização do dever de casa
Estimular
sim, executar não
- Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim
demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo, dando
algumas explicações com boa vontade e paciência.
Estipular
um horário - É
importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo
horário, para que se possa criar hábitos de estudo.
Local
apropriado –
Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório.
Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão
ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer
outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.
Pensamento
positivo - Fique
atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de
casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda
não acabou a lição? “tente participar: “prendeu algo novo na
escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“. Se
demonstrar pressa ou aflição em se livrar da tarefa, a criança
vai acreditar que estudar não é bom.
Quando os
pais trabalham fora - Para suprir a ausência no momento do
dever certifique-se, antes de sair, de que seu filho dispõe de todo
o material necessário para cumprir a lição do dia. O ideal é que
os adultos reservem um tempinho para se informar sobre o dever
passado, assegurando-se de que a criança não tenha dúvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário